terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sondagem


Sondagem Nova Freguesia Sé+C+M, promovida por Braga Semanário + Alfarrabios de Braga



Pergunta: Quem gostaria de ver a presidir em Outubro á Freguesia (Sé + Cividade+Maximinos)

José Egito Silva - Independente







António Carneiro - Independente





José Pedro Fernandes - Independente







Armando Rosas - Independente ?







Antonio Esteves Ferreira - Partidário






António Sousa - Partidário





Ilidio Sousa - Partidário







João Seco Magalhães - Partidário






Luis Gonzaga Macedo - Partidário







Outro


sábado, 23 de fevereiro de 2013

BRAGA SEMANARIO - Edição de 22-02-2013


Ver mais:



Lotaria Espacial



Na semana passada, uma zona remota da Rússia viveu momentos de espanto e terror com a queda de um meteorito. Muitas centenas de feridos mas felizmente sem qualquer fatalidade. O que poucos sabem é que a Rússia tem “agradecido” ao longo dos tempos a visita destes corpos celestes que geram um recurso escasso e muitíssimo valioso.

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O Porto é quem mais ordena



Nas minhas caminhadas matinais, para manter a forma e controlar o colesterol, frequentemente me cruzo, no Bom Jesus, com grupos de turistas, que neste Outono/Inverno são maioritariamente polacos, russos ou brasileiros. É bom vê-los por cá, porque turistas é sinal de dinheiro e dinheiro é coisa que escasseia nos tempos que correm.

Estaria correto este meu pensamento noutros tempos, porque tendo-me dado ao cuidado de apreciar alguns grupos destes turistas, verifiquei que o único dinheiro que deixavam na visita ao sacro monte bracarense era um mísero euro e vinte por pessoa, que é quanto custa uma viagem no elevador. Uma lástima para a importância e monumentalidade que reveste aquela estância.

João Tinoco

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os Apóstolos do Neo-liberalismo ou os Cavaleiros do Apocalipse (1)



Vivemos os tempos em que uma nova religião nasceu, com um novo deus - o Mercado. Com novos mitos, apóstolos, anjos...



Taro Aso: O Anjo da Morte Amarelo



" Que Deus não permita que sejam forçados a viver quando querem morrer. Eu iria acordar sentindo-me incrivelmente mal por saber que o tratamento era totalmente pago pelo Governo:" ; " O problema só será resolvido se se deixar os idosos morrer rapidamente. Se os deixarmos morrer logo."; " Doentes mais idosos significam um custo desnecessário para o país"; " A estes pacientes devia ser permitido morrer rapidamente para aliviar a pesada carga financeira que representa o seu tratamento na economia japonesa."

Luis Freire de Andrade

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O S. João de Braga ainda é mais antigo que a Sé de Braga



Ao manusear o acerbo deixado pelo meu saudoso pai, livros, documentos, revistas e jornais, encontrei uma noticia muito interessante de Junho de 1854, relativo aos festejos bracarenses do Santo Percursor*, Santo Galhofeiro* ou seja de S. João Baptista.

Evandro Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Resignação e reconversão



Um grande ato de coragem e verdadeira atitude de um ser humano que respeita o seu povo cristão, a comunicação de Sua Santidade o Papa Bento XVI. A resignação ao seu mandato por respeito aos católicos e crentes em cristo e o sentido de responsabilidade perante o povo, sacrificando porventura o seu estatuto social e remuneratório em prol de um ideal para toda a igreja católica, visto não sentir condições de prosseguir o seu já longo caminho de benfeitorias na sociedade cristã. A resignação de alguém que, prejudicando a sua pessoa mas continuando a pensar e agir na sociedade e em manifesto comum de ideais para os seu “rebanho”.

José Manuel Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A rapariga que não queria casar



A sociedade portuguesa, do pós-25 de Abril, tem adoptado comportamentos que demonstram um corte, em certas áreas radical, com a sociedade salazarista e cujos valores estavam centrados na família e na religião. Para dar um exemplo desta situação, basta apenas referir o caso dos divórcios, que triplicaram nesse período. Aliás, Portugal tem sido dos países da Europa onde o número de divórcios mais tem aumentado. Mas o episódio que quero aqui apresentar, neste dia de namorados, ocorreu há 85 anos, em França, e envolveu o divórcio de um casamento que não chegou a acontecer. O caso envolveu um rapaz e uma rapariga da alta sociedade parisiense e acabou em tribunal.

Tudo começou quando a família da jovem rapariga francesa negociou o seu casamento com o rapaz de outra família distinta de Paris. A rapariga tinha 17 anos e o rapaz 24.

Joaquim da Silva Gomes


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Suplemento do BRAGA SEMANARIO



 
O S. João de Braga ainda é mais antigo que a Sé de Braga



Ao manusear o acerbo deixado pelo meu saudoso pai, livros, documentos, revistas e jornais, encontrei uma noticia muito interessante de Junho de 1854, relativo aos festejos bracarenses do Santo Percursor*, Santo Galhofeiro* ou seja de S. João Baptista.

Não tenho dúvidas que, o S. João de Braga é a mais antiga festa popular portuguesa realizada ininterruptamente mas, esta noticia vem provar aos mais cépticos da minha afirmação a veracidade de tal facto.

Temos para nós que, ainda andava neste mundo o Fernandinho do Bulhão, vulgo Stº António de Pádua/Lisboa e já os bracarenses faziam uma grande festa ao Santo Batistino*.

Agora, esta noticia vem provar que no longincuo ano de 1854 e ainda não havia comboio, os Tripeiros se queriam festejar o Santo Galhofeiro*, tinham de vir á famosíssima Bracara Augusta.

É que, as festa do Porto remontam ao ano 1911.

Hoje têm a relevância que têm, ás custas da TV paga por todo o país e que só conhece a Mouraria e a Ribeira.

* Vários nomes porque o povo tratava o S. João Baptista

** Para melhor ver a imagem ir a : www.alfarrabiosdebraga.blogspot.com
 
Crónica de Evandro Lopes

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Braga Semanário - Edição de 15-02-2013


Ver mais:







O “Despilfarro”
 
Em Espanha, esta semana, uma sondagem surpreendente (ou não) revela que os principais problemas que preocupam os espanhois são, por ordem de importancia: o Desemprego, a Corrupção e os Políticos.
Sim, leu bem! No top3 estão preocupações intimamente relacionadas com o poder político e com os próprios políticos! 87% das pessoas responderam “não confiar minimamente” no actual Presidente (Mariano Rajoy) do PP ou no líder da oposição (Rubalcaba) do PSOE. Isto quer dizer que nem os próprios militantes acreditam no seu líder!
E não me surpreende, na realidade. A Espanha está a viver um período bastante complicado no que diz respeito a suspeitas de corrupção, evasão fiscal, tráfico de influências e projectos megalómanos que não servem para nada (bem… serviu para alguns…).
Vive-se então um período de desilusão colectiva por parte da população com o seu poder político… e poder real!

Ricardo Freitas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Para quem será a carapuça?
 
Uma das características do provincianismo é dar " crédito " ao ouvi dizer, consta-se que, ou é voz corrente que.
Esta forma de passar a mensagem quase nunca exacta, tem tradição histórica na sociedade portuguesa e não errarei muito, se afirmar que é já uma tradição cultural dos portugueses.
Esta espécie de jornal da caserna serve e de que maneira a estratégia de muitos " fazedores de noticia" que de forma covarde se entrincheiram no anonimato.

José Manuel Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Testamento do Libório – 2013
 
Olha o home! Olha o home!
Que a Troika até o come!!!
Dona Rosita – Morreu o Libório, finou-se, está a fazer tijolo, bateu a bota, esticou o pernil e que Deus o tenha muitos anos sem nós!
Sr. Laranjo – Morreu o Libório Caturra. Filho por engano da Balbina Pinga e do Zéca Bêbado. Sendo natural da Rua das Palhotas, deixa saudades a todos os Palhoteiros e Irmãos Vicentinos.
Dona Rosita – Uma homenagem será prestada pela Câmara Municipal de Braga, dando nome do saudoso, ao novo conjunto de parquímetros que vão embelezar as vinte e sete ruas desta Augusta cidade.
Sr. Laranjo – Libório, morreu teso e magro como um cão.
A troika não lhe deixou nem um tostão.
Dona Rosita – Sendo Home de trabalho e não dado à gandulagem, não teve direito à isenção de taxas moderadoras.

Secção de Evandro Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Carta aberta de um sem-abrigo a um sem-vergonha
 
Escrevo-lhe esta, senhor doutor Fernando Ulrich, que não podia ser senão aberta, já que vai para dezassete anos que tudo na minha vida é aberto. Durmo a céu aberto – por isso sou um sem abrigo – e tudo o que tenho e faço é aberto. Ainda outro dia, estava eu na praça, com um grupo de estudantes doutorzinhos a falar e a gozar comigo, apareceu uma brigada que mandou todos despejar tudo o que tínhamos nos bolsos. Por não acreditar que eu não tinha nada, um polícia meteu a mão no meu bolso das calças. Eu visto de tudo o que apanho e me dão: sapatos e ténis, camisolas e kispos, até gabardinas. Mas tenho alguma digna repugnância pela roupa interior usada, compreende? Não tinha, como quase nunca tenho, cuecas, e o polícia a única coisa que apanhou de fumar foi a minha alheira. Como vê, os meus bolsos também são abertos, para fora e para dentro.

Custódio Braga

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os desempregados são delinquentes?

Os desempregados são delinquentes? Esta é a pergunta que todos aqueles que perderam o seu emprego deveriam fazer. Pode parecer uma pergunta estranha, mas não é.
Se atentarmos no que acontece aos desempregados deste país de ladrões, vigaristas e demais corja endinheirada que rouba à vontadinha sem que alguém os meta na cadeia de uma vez por todas, verificaremos que algo de muito injusto – direi mesmo, pornográfico – cai sobre as cabeças daqueles que, sem culpa nenhuma, perderam a sua fonte de rendimento.

António Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

The promotion of Sectarianism in Portuguese football ( A aguardar a tradução dos nossos colaboradores)

This week I was dumbfounded at virtually every decision taken by the LPFP. The way I try to see things are from a logical point of view. Every action or breaking of a rule should have equal punishment. In various ways the LPFP turned every wrong corner which was possible. How can they seem to get so many things wrong in such a short space of time or is it done to keep all sides of the problem happy and the clubs with lesser voices quiet?

Karl

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os oficiais e os cavalheiros

A corrida à presidência da Câmara Municipal de Braga já começou com a presente semana a mostrar que os candidatos oficiais (dois, para já) estão firmes e determinados. Com Mesquita Machado fora da corrida por imposição legal, surgem Ricardo Rio e Vitor Sousa como candidatos à cadeira presidencial da terceira cidade do país. Ricardo Rio possui, de facto, um currículo impressionante em termos

Jorge Paraíso

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A manifestação mais pacífica de todos os tempos

No passado Sábado desloquei-me à Av. Central, pois ia com o intuito de juntar-me à manifestação, convocada via facebook, contra os parcómetros.

Ia com alguma expectativa, pois o tema era sério e a causa muito nobre. Havia sido anunciado pela Câmara Municipal de Braga que iria concessionar os lugares de estacionamento à superfície a uma empresa privada (com ligações ao presidente do Sporting Clube de Braga) e que mais ruas iriam receber parcómetros, aumentando também, os valores dos mesmos.

Ricardo Silva
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O “Despilfarro”



Em Espanha, esta semana, uma sondagem surpreendente (ou não) revela que os principais problemas que preocupam os espanhois são, por ordem de importancia: o Desemprego, a Corrupção e os Políticos.

Sim, leu bem! No top3 estão preocupações intimamente relacionadas com o poder político e com os próprios políticos! 87% das pessoas responderam “não confiar minimamente” no actual Presidente (Mariano Rajoy) do PP ou no líder da oposição (Rubalcaba) do PSOE. Isto quer dizer que nem os próprios militantes acreditam no seu líder!

E não me surpreende, na realidade. A Espanha está a viver um período bastante complicado no que diz respeito a suspeitas de corrupção, evasão fiscal, tráfico de influências e projectos megalómanos que não servem para nada (bem… serviu para alguns…).

Vive-se então um período de desilusão colectiva por parte da população com o seu poder político… e poder real!

Ricardo Freitas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Para quem será a carapuça?



Uma das características do provincianismo é dar " crédito " ao ouvi dizer, consta-se que, ou é voz corrente que.

Esta forma de passar a mensagem quase nunca exacta, tem tradição histórica na sociedade portuguesa e não errarei muito, se afirmar que é já uma tradição cultural dos portugueses.

Esta espécie de jornal da caserna serve e de que maneira a estratégia de muitos " fazedores de noticia" que de forma covarde se entrincheiram no anonimato.

José Manuel Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Testamento do Libório – 2013



Olha o home! Olha o home!

Que a Troika até o come!!!



Dona Rosita – Morreu o Libório, finou-se, está a fazer tijolo, bateu a bota, esticou o pernil e que Deus o tenha muitos anos sem nós!

Sr. Laranjo – Morreu o Libório Caturra. Filho por engano da Balbina Pinga e do Zéca Bêbado. Sendo natural da Rua das Palhotas, deixa saudades a todos os Palhoteiros e Irmãos Vicentinos.

Dona Rosita – Uma homenagem será prestada pela Câmara Municipal de Braga, dando nome do saudoso, ao novo conjunto de parquímetros que vão embelezar as vinte e sete ruas desta Augusta cidade.

Sr. Laranjo – Libório, morreu teso e magro como um cão.

A troika não lhe deixou nem um tostão.

Dona Rosita – Sendo Home de trabalho e não dado à gandulagem, não teve direito à isenção de taxas moderadoras.

Secção de Evandro Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Carta aberta de um sem-abrigo a um sem-vergonha



Escrevo-lhe esta, senhor doutor Fernando Ulrich, que não podia ser senão aberta, já que vai para dezassete anos que tudo na minha vida é aberto. Durmo a céu aberto – por isso sou um sem abrigo – e tudo o que tenho e faço é aberto. Ainda outro dia, estava eu na praça, com um grupo de estudantes doutorzinhos a falar e a gozar comigo, apareceu uma brigada que mandou todos despejar tudo o que tínhamos nos bolsos. Por não acreditar que eu não tinha nada, um polícia meteu a mão no meu bolso das calças. Eu visto de tudo o que apanho e me dão: sapatos e ténis, camisolas e kispos, até gabardinas. Mas tenho alguma digna repugnância pela roupa interior usada, compreende? Não tinha, como quase nunca tenho, cuecas, e o polícia a única coisa que apanhou de fumar foi a minha alheira. Como vê, os meus bolsos também são abertos, para fora e para dentro.

Custódio Braga

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os desempregados são delinquentes?



Os desempregados são delinquentes? Esta é a pergunta que todos aqueles que perderam o seu emprego deveriam fazer. Pode parecer uma pergunta estranha, mas não é.

Se atentarmos no que acontece aos desempregados deste país de ladrões, vigaristas e demais corja endinheirada que rouba à vontadinha sem que alguém os meta na cadeia de uma vez por todas, verificaremos que algo de muito injusto – direi mesmo, pornográfico – cai sobre as cabeças daqueles que, sem culpa nenhuma, perderam a sua fonte de rendimento.

António Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

The promotion of Sectarianism in Portuguese football



This week I was dumbfounded at virtually every decision taken by the LPFP. The way I try to see things are from a logical point of view. Every action or breaking of a rule should have equal punishment. In various ways the LPFP turned every wrong corner which was possible. How can they seem to get so many things wrong in such a short space of time or is it done to keep all sides of the problem happy and the clubs with lesser voices quiet?

Karl

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os oficiais e os cavalheiros



A corrida à presidência da Câmara Municipal de Braga já começou com a presente semana a mostrar que os candidatos oficiais (dois, para já) estão firmes e determinados. Com Mesquita Machado fora da corrida por imposição legal, surgem Ricardo Rio e Vitor Sousa como candidatos à cadeira presidencial da terceira cidade do país. Ricardo Rio possui, de facto, um currículo impressionante em termos

Jorge Paraíso

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A manifestação mais pacífica de todos os tempos



No passado Sábado desloquei-me à Av. Central, pois ia com o intuito de juntar-me à manifestação, convocada via facebook, contra os parcómetros.

Ia com alguma expectativa, pois o tema era sério e a causa muito nobre. Havia sido anunciado pela Câmara Municipal de Braga que iria concessionar os lugares de estacionamento à superfície a uma empresa privada (com ligações ao presidente do Sporting Clube de Braga) e que mais ruas iriam receber parcómetros, aumentando também, os valores dos mesmos.

Ricardo Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Uma cidade em torno da sua história

Frequentes vezes se veicula a ideia de que Braga não estava preparada para ser Capital Europeia da Cultura, porque os bracarenses não estão suficientemente sensibilizados para estes âmbitos mais lúdicos da existência. Outra das ideias afirmadas, por quem sabe, é que falta bairrismo e amor à terra entre os nativos da capital do Minho. O crescente interesse manifestado pelos bracarenses em iniciativas que visam conhecer e decifrar um pouco mais da sua história e identidade atestam que essa asserção não passa de um mito. Os bracarenses amam a sua cidade, são barristas quanto baste, mas foram mal habituados nas últimas décadas.
Rui Ferreira

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Braga Semanario - Texto e imagens da crónica de E. Lopes

Ver mais:



Há 99 anos o jornal bracarense Eccos do Minho
esteve nas “bocas” do mundo.
Anunciou em primeira mão a morte do Papa


Por circunstâncias únicas e irrepetíveis, o Jornal bracarense de inspiração católica Eccos do Minho deu a noticia em primeira mão a nível mundial da morte do Papa Pio X em 21-08-1914. Tendo os jornais de Nova York dado a noticia da seguinte maneira: “ Em Braga dizem que morreu o Papa em Roma”.
Só a 22 é que todos os jornais mundiais o noticiaram, no meio das noticias da então começada primeira guerra mundial.
A coisa conta-se muito rapidamente: O Eccos era para a altura um jornal muito avançado, como informamos na última edição o grupo dos irmãos Vilela até fundaram a Ilustração Católica com tecnologia de ponta para a época. Dentro desta estratégia eram clientes pelos vistos priveligiados da Agência Havas. O cor respondente da Havas no Vaticano quando descobriu que o Papa inopinadamente havia se finado, corriu para o telegrafo a fazer despachos e mesmo antes de enviar para a sua sede enviou para Braga.
Acontece que devido á Guerra Europeia que depois foi apelidada de Grande Guerra, o Governo Italiano quando tomou conhecimento do óbito Papal e para melhor analisar com o Vaticano as incidências que tal assunto podia ter a nível interno e inter nacional mandou cortar o telegrafo. Não a tempo de impedir o despacho para o Eccos.Na redação deixou toda a gente de boca aberta, aquele telegrama especial e urgente, expedido diretamente de Roma, com todas as garantias de autenticidade que dizia somente: “ Eccos Braga morreu o Papa nove horas”. O jornal havia acabado de sair precisamente ás nove horas portuguesas, pelo que foi feito de imediato um Suplemento com a noticia que ainda foi encastrado nos jornais disponíveis e colocados nas montras das casas comerciais vizinhas do jornal e enviado para Guimarães, Famalicão e Barcelos.
Mas, nestas coisas há sempre o mas, eis que entra irado pela redação Sua Excelência o Vigário Capitular e dispara: “Quem os autorizou a publicar esta noticia?” “Nós mesmos, responderam os presentes”.
Voltou mais tarde e exigiu que no dia seguinte não dessem a noticia, claro que não foi atendido como comprova as imagens que publicamos em anexo.
Curioso é que três semanas depois, o mesmo Eccos dava informes a todo o Mundo que tinha nascido o Sporting Clube de Braga, mais própriamentea 16-09-1914.