domingo, 14 de julho de 2013

BRaga Semanarário - edição de 12 de JUlho





Heráclito e Parménides... ser ou não-ser, eis a questão





HERÁCLITO, nascido em Éfeso, no séc. VI a.C. - surge como o filósofo do devir e do movimento.
Talvez por isso, a substância primordial (arché) seja o fogo, devido à sua extrema mobilidade. Todas as coisas derivam do fogo e a ele regressam (processos de inflamação e extinção): «Este mundo foi, é e será fogo eternamente vivo, que se acende e extingue com medida.» (Fragmento 30). Para Heráclito a realidade é simultaneamente una e múltipla, estando as coisas existentes em constante transformação

Gabriel Machado

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

História de um povo revoltado



As recentes manifestações no Brasil revelam um povo revoltado com as políticas governamentais e,
num ápice, as vozes pacíficas que reclamam melhor saúde, mais educação, mais apoios sociais e que, no seu todo, denunciam a corrupção que assola aquele país irmão, transformam-se em tumultos que fazem manchetes nos principais jornais internacionais e directos de horas a fio com os desacatos entre manifestantes e forças de segurança.

Ricardo Vasconcelos

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Faltar ao respeito à Sé Primaz



A Sé Primaz foi fundada em 1089, tendo raízes numa basílica paleocristã anterior e sendo a base da
cidade medieval. À sua volta localizam-se diversos museus e monumentos, para além do valor patrimonial do conjunto considerado como centro histórico. Há ainda o museu da Sé, recentemente remodelado e que é o mais visitado da cidade, estando inclusive aberto durante a noite, enquanto decorrem as Solenidades da Semana Santa. Os recursos abundam, porém não é visível uma estratégia nem municipal, nem privada que consiga percepcionar o quanto a cidade poderia beneficiar da actividade turística.

Rui Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Expedições - Nosso destino de hoje: Uns tantos caminhos
Portugueses




Dois focos de observação inquietos,eram esses os dois olhos de Portugal. Um a vigiar a vizinha Espanha o outro voltado para o mar. Vejo-os imerso numa mesma viagem. Começo pelas fronteiras acasteladas, suas defensivas. Natural, porque mais ao leste lá estaria Castela, que leva este nome também por seus castelos. Não, não os erguia para defender-se de Portugal, mas sim dos mouros. Já Dom Dinis concebeu a maioria das muralhas para defender-se, a Espanha em muito o inquietava. A apenas doze quilômetros das terras vizinhas o castelo de Elvas que já existia desde 1226 foi reformado pelo monarca e bem serviu para um defender-se de ambos. Ali começo a empreitada. E depois do alto das améias de Almeida pude ver a sua engenhosa plataforma estelar, feita de bastiões pentagonais a criar uma estrela terrena inexpugnável, protetora, radiante. No mais só mesmo o céu podia proteger então a sua gente. Já Monsanto tem as suas casas num mundo totalmente terreno, casas que usam os rochedos como paredes. O castro que ali houvera explodiu-se, arruinou-se, serviriam então as rochas como proteção. Em Castelo Branco uma divertida surpresa: o jardim do antigo Palácio Episcopal sobe, desce, espalha santos, apóstolos ao lado de monarcas esculpidos em pedra, são algo barrocos, algo bizarros, entretanto o detalhe que mais chama a atenção são os monarcas espanhóis, aqueles que regeram Portugal por 60 anos, eles têm a metade do tamanho adequado, são a devolução do desaforo aos portugueses que à época tiveram sua auto estima reduzida. Pois que se reduza a dos espanhóis ao vê-los.

Lúcio Marques

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Castro Galaico Festival de Nogueiró
 
É já no próximo dia 11 de Julho que tem início a 4ª edição do Castro Galaico Festival de Nogueiró.
Criado em 2010 com o objetivo de proporcionar a Braga e à sua população um evento alternativo aos festivais de Verão, divulgando a música de raízes populares que tanto diz ao nosso povo, o Castro Galaico tem-se imposto ano após ano, sendo já um festival que extravasou as fronteiras de Braga e acolhe espectadores, cada vez em maior número de Portugal inteiro e da Galiza.

João Tinoco

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Espólio ímpar retrata história das Festas de S. João
 
Quem não teve oportunidade de visitar a exposição das Festas de S. João que esteve patente no Posto de Turismo de Braga entre 14 e 25 de Junho poderá fazê-lo agora num dos seguintes locais: 1- Café do Duarte; 2- Mini Sport; 3 - Bar do João; 4 - 053; 5 - Restaurante Brac; 6 - Café Beijo Frio.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Foto da Semana
 
Estivemos numa Tertúlia muito Peculiar
 

Sem comentários:

Enviar um comentário