sábado, 6 de julho de 2013

Braga Semanario, edição de 5 de JUlho


“Putrefacto és tu, pá!”
 
Boaventura de Sousa Santos afirmou que tem a “impressão” de que “enquanto não acabarem as jotas
não há democracia em Portugal”.

Falando sobre a “degradação da classe política” o director do Centro de Estudos Sociais e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, foi ainda mais longe ao explicar que as juventudes partidárias do arco da governação são “uma forma de socializar políticas desde uma idade muito tenra” e lamentou que Portugal tenha “uma situação em que chegam à cúpula dos partidos pessoas que não conhecem a realidade”.

A posição de Boaventura Sousa Santos colhe um amplo consenso numa sociedade habituada a contemplar o carreirismo político-partidário de "boys and girls", geralmente divorciados do contacto com o mundo real.

Bruno Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

História de um povo revoltado
 
As recentes manifestações no Brasil revelam um povo revoltado com as políticas governamentais e,
num ápice, as vozes pacíficas que reclamam melhor saúde, mais educação, mais apoios sociais e que, no seu todo, denunciam a corrupção que assola aquele país irmão, transformam-se em tumultos que fazem manchetes nos principais jornais internacionais e directos de horas a fio com os desacatos entre manifestantes e forças de segurança.

Ricardo Vasconcelos

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Expedições - Nosso destino de hoje: O Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga

Impossível não pensar num paralelo que há entre o Bom Jesus do Monte, em Braga, Portugal e o
Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Brasil. Nossa versão cabocla teria se inspirado não só naquele conceito de “sacromonte”, algo assim como um jardim religioso feito numa colina que desce com uma cascata de escadas que contariam também os passos da Paixão através de capelas dispersas como também no tocante ao estatuário religioso que vai compondo uma linguagem visual iniciática, bíblica, paisagística e evangelizadora na sua totalidade.A maior diferença é que as estátuas projetadas por André Soares em Braga dispersam-se enquanto as de Aleijadinho em Congonhas concentram-se. De resto nestes nichos a arte sacra minhota e a mineira se convergem mesmo num interessante “in loco parentis”, são simbióticas.

Lúcio Marques

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Castro Galaico Festival de Nogueiró



É já no próximo dia 11 de Julho que tem início a 4ª edição do Castro Galaico Festival de Nogueiró. Criado em 2010 com o objetivo de proporcionar a Braga e à sua população um evento alternativo aos festivais de Verão, divulgando a música de raízes populares que tanto diz ao nosso povo, o Castro Galaico tem-se imposto ano após ano, sendo já um festival que extravasou as fronteiras de Braga e acolhe espectadores, cada vez em maior número de Portugal inteiro e da Galiza.

João Tinoco

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Submarino atinge porta-aviões
 
Enquanto a justiça em Portugal continuar a proteger os autarcas, administradores públicos e políticos
em geral, a democracia entra numa escalada de ruturas e fortes buracos na sua estrutura, com temos vindo a assistir ao longo dos últimos anos.
A sede intensa de chegar ao poder “custe o que custar”, tem também um reflexo nos nossos atuais políticos, que nunca souberam fazer outra coisa, que não andar “colados” aos chefes do partido ou aos candidatos a qualquer cargo político em Portugal, de forma a aproveitar um percurso de vida estável e com evidência social.

José Manuel Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Noticia da Semana
Espólio ímpar retrata história

das Festas de S. João de Braga

Quem não teve oportunidade de visitar a exposição das Festas de S. João que esteve patente no Posto de Turismo de Braga entre 14 e 25 de Junho poderá fazê-lo agora num dos seguintes locais: 1- Café do Duarte; 2- Mini Sport; 3 - Bar do João; 4 - 053; 5 - Restaurante Brac; 6 - Café Beijo Frio.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Foto da Semana

Pinheiro Azul - Dadim - Nogueiró.
O "último " Paraíso de Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário