domingo, 16 de junho de 2013

Braga Semanário - Edição de 14 de Junho


Expedições - Nosso destino de hoje: Braga


Meu primeiro contato com Braga se fez através de Sara, lusitana que viera ainda infante para o Brasil
. Ela não tinha sotaque, no entanto o seu perfil marrano era tão acentuado que me era impossível olhá-la sem ver a dois menorás crepitantes naqueles olhos negros luzidios emoldurando a sua tez morena. E se eu lhe dizia isso ela num dissimulado muxoxo advertia-me: “Pois, sou uma Ferreira, tal como tu!”. Com sotaque nesse caso arremetia-me à nossa raiz comum , era uma advertência fraterna. Ela era de Braga para onde voltava sempre, de certa vez trouxe-me um Porto, Ferreira era também o vinho.

Isso de escarafunchar-se as origens genealógicas em Portugal hoje é comum, um objeto de curiosidade e não traz mais em si nenhum estigma ao curioso, as pessoas todas ficam orgulhosas de mapearem o seu DNA seja este mouro, judaico, viking, gaulês, ou o que for.

Descobrem-se mapeando uma rota de antepassados heróicos, nobres, ladrões, bruxas, inquisidores, covardes, anônimos insignificantes, vale é a busca da raiz arbórea do individuo.

Lucio Marques

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Notas soltas desde a Polónia


 
Quis o destino que a minha paragem actual para prospecção de novas oportunidades de negócio fosse a Polónia. Novas, porque, felizmente, este país de leste já há algum tempo que se assume como um dos principais mercados de exportação dos produtos da empresa 100% portuguesa que represento. Assim, as semanas anteriores foram de preparação e planeamento, com análise de perfis de potenciais clientes, contactos, marcação de reuniões com actuais e potenciais clientes e elaboração de apresentações à medida. A par disto, tive de dar acompanhamento a clientes de outros mercados que visitei anteriormente neste mesmo ano: Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.

No Dia de Portugal, menos de uma hora depois de ter aterrado, já estava em ambiente industrial a encontrar uma forma de contribuir para o nosso desgraçado PIB. E ainda há quem barafuste por vir a ter de trabalhar mais uma hora por dia, apenas igualando os serviços minimos daqueles que laboram no sector privado. Bah! E eu que não frequentei o curso de submarinos da Marinha para ter de conduzir debaixo de tanta água com o temporal que se abate por estas bandas há mais de uma semana. Fica a dica para os licenciados na área de Engenharia que não têm oportunidades em Portugal ou não têm meios de se lançar nos seus próprios projectos.

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Programas para as pessoas





Num tempo em que muitas pessoas deste País estão a trabalhar, com engenho e arte, afinco e inteligência, nos programas autárquicos para as próximas eleições, penso que devem ser tidos em conta todos os aspectos que digam respeito à vida dos mais frágeis.

Ricardo Vasconcelos

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O fim do Império de Mesquita



Nos últimos anos, Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga desde o
Pleistocénico, quiçá contemporâneo do Homo Ergaster, tem-se passeado em Braga com a coroa dos césares, nas bonitas celebrações de Bracara Augusta, a grande cidade do Norte de Portugal fundada por Augusto, de que restam ainda umas tantas ruínas graças ao empenho dos professores de história e arqueologia da Universidade do Minho, numa luta, por vezes inglória, contra os altos interesses imobiliários.

Eugénio Queirós

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O São João de Braga e a entidade regional de


turismo




NJá começaram as Festas de São João de Braga. Tratando-se da terceira cidade do país, pensei que a auto-proclamada entidade de turismo regional estivesse já a dinamizar a promoção de um evento que supostamente apoia, como é passível de ser observado no cartaz dos festejos.

Ora, na página web nada constava e na página do facebook as últimas postagens referiam-se a festas privadas de São João em dois luxuosos hotéis da cidade do Porto... Ou seja, não se promovem os eventos das localidades, mas dá-se particular atenção a estabelecimentos privados de uma das localidades de uma região que engloba 86 municípios!

Rui Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Síria



 
O que começou como um movimento de protesto, há muito tempo se tornou numa revolta que redundou numa guerra que arrastou toda a região.

Muitos analistas acreditam que a comunidade internacional pouco pode fazer pouco para influenciar - e muito menos controlar - a situação.

Outros afirmam que, caso a comunidade internacional permaneça nos bastidores, os actores regionais irão lutar entre si para "herdar" a Síria. Estas fontes adiantam, inclusive, que a inação deu rédea solta às forças mais radicais.

E, na esteira dos ataques contra Damasco, aparentemente levados a cabo por aviões israelitas, os críticos argumentam que o presidente sírio, Bashar al-Assad, está agora mais vulnerável do que nunca e que uma intervenção externa poderia ajudar a acabar com o regime.

Para os xiitas sírios, a guerra civil não é simplesmente entre rebeldes contra o governo

Dois anos volvidos desde o início da revolta contra al-Assad, os analistas regionais receiam que a Síria esteja em perigo de se tornar na próxima Somália, país que entrou em colapso há 20 anos e que desde então tem sido perseguido pela anarquia, pelo terrorismo e pela fome.

Contudo, caso este cenário ocorresse na Síria, o resultado seria bem pior.

A multiplicidade étnica e religiosa estende-se para além das fronteiras, em todas as direções.

O conflito na Somália foi, em grande parte, auto-suficiente, já que nunca teve acesso a armas químicas, nem aos mísseis que fazem da Síria um dos arsenais mais movimentadas do mundo.

Bruno Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Espólio ímpar retrata história das Festas de S. João
 
“Um espólio único”. Foi desta forma que Vítor Sousa, presidente da Associação de Festas de S. João
caracterizou a exposição ontem inaugurada no Posto de Turismo, intitulada ‘As origens do S. João de Braga, de 1150 a 1987’, da autoria de Evandro Lopes, inventariador e investigador.

Exposição da História das Festas de S. João em Braga

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sondagem Junta da Sé+Cividade+Máximinos

Resultados


(10-04-13)
1 António Carneiro 73

2 José do Egipto Silva 53

3 João Pedro Fernandes 34

4 Outros 11

5 António Sousa 10

6 João Seco Magalhães 10

7 Armando Rosas 06

8 Ilídio Sousa 04

8 Luís Gonzaga Macedo 03

10 António Ferreira 01

Sem comentários:

Enviar um comentário