sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Braga Semanário - Edição de 08-02-2013

Ver mais:






As Forças Armadas na Igreja de S. Vicente
O percurso da Escola Secundária de Sá de Miranda, antes ‘Lyceu Nacional de Braga’, que a 17 de Novembro deste ano assinalou 176 anos, está marcado por vários acontecimentos, alguns dos quais ficaram na memória dos seus protagonistas e das gerações seguintes.

O acontecimento que aqui vou lembrar ocorreu há 104 anos e necessitou da intervenção das forças armadas no exterior e no interior do liceu.

Joaquim Silva Gomes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O Euro - Uma simples constatação

A economia japonesa encontra-se novamente num clima de expansão após algum tempo de estagnação. E pergunta o leitor para que é que esta informação serve ao comum dos portugueses? Pois bem, segundo os entendidos, a economia do Japão está a crescer fruto das exportações devido a uma forte desvalorização do valor da sua moeda, o Yen, por iniciativa do seu governo.

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Braga - Visão de Cidade e Cultura

Braga é uma cidade com uma história caracterizada por várias cronologias.

Desde vestígios mais antigos à expressão da arquitectura contemporânea, a cidade congrega um vasto número de edifícios de interesse histórico, independentemente de serem classificados como monumento ou não.

A importância de um edifício para a História da cidade não se mede pelo grau de classificação que pode ter, mas sim pelo simbolismo que esse edifício representa.

Ricardo Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Bois Bravos e Mansos
Como todos sabem, José Peseiro nasceu em Coruche, onde a festa brava resiste mesmo à seita onde se incluem os defensores do presunto no seu estado natural.

Antigamente também havia touradas aqui pelo norte e ainda hoje a freguesia de Avessadas, no Marco de Canaveses, é conhecido como a terra do boi bravo.

Eugénio Queirós

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os 40 anos do 25 de Abril de 74

A caminho das já próximas – e previsivelmente grandiosas… - comemorações dos 40 anos do 25 de Abril de 74 quem me explica porque é que o único político minimamente importante que cumpriu pena após a Revolução dos Cravos foi precisamente o seu principal operacional, ex-major Otelo Saraiva de Carvalho?...

Antonio P. Barbosa e Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O Sporting e o sonho que espelha a realidade

Ontem foi o último dia para transferências no futebol. Quando escrevo “ontem” quero dizer que foi na última noite de Janeiro. Foi desastroso para o Sporting de Lisboa. Sinto pena dos meus amigos que são adeptos do Sporting. Estive todo o dia a pensar na crónica que queria escrever sobre o Sporting e a nova política do fair-play financeiro da UEFA. Fiquei sem assunto no último momento e por isso não avancei com a crónica.

Karl

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A sementeira da discórdia.

A nossa sociedade é muito mentirosa.

Ela prega como sendo única a verdade de um pequeno grupo que detém o poder.”

Sebastião Salgado, nascido a 8 de Fevereiro de 1944

Trabalhadores contra trabalhadores, novos contra velhos, filhos contra pais e avós, povo contra povo.

Bruno Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Fumeiro de Vinhais: a excelência transmontana



A Feira do Fumeiro de Vinhais é já uma referência a nível nacional do que do melhor se faz naquela zona esquecida de Trás-os-Montes. A pitoresca vila transmontana promove-se em Braga (dia 1 de fevereiro) com os seus mais típicos e genuínos fumeiros, com o cuidado, saber e genuinidade da sua produção. A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Vinhais e da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara. Os seus mais de 50 mil visitantes justificam, por si só, a realização de um certame de prestígio, onde a aposta na produção nacional e local encontra aqui o seu expoente máximo.

Jorge Paraiso

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Há 99 anos o jornal bracarense Eccos do Minho
esteve nas “bocas” do mundo.
Anunciou em primeira mão a morte do Papa

Por circunstâncias únicas e irrepetíveis, o Jornal bracarense de inspiração católica Eccos do Minho deu a noticia em primeira mão a nível mundial da morte do Papa Pio X em 21-08-1914. Tendo os jornais de Nova York dado a noticia da seguinte maneira: “ Em Braga dizem que morreu o Papa em Roma”.
Só a 22 é que todos os jornais mundiais o noticiaram, no meio das noticias da então começada primeira guerra mundial.

Evandro Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário