sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Braga Semanario de 21-12-2012 já está no ar







Como um peixe importado se tornou numa tradição portuguesa

 

Não sendo eu um apaixonado pelo Bacalhau, o Natal é das poucas vezes do ano em que gosto de o apreciar. Talvez por uma questão cultural, talvez porque não imagino o Natal sem esse prato de peixe.

Quando era criança, na idade dos porquês, e na idade em que tinha um ódio de estimação com toda a comida que incluísse a palavra “peixe”, questionava os meus pais por que razão tinha que comer bacalhau no Natal? Eles respondiam-me que era tradição e também porque era o prato mais português que existia. Podia ser criança mas não caía facilmente nessas histórias, porque eu sabia que em Braga não há mar para pescar e também sabia que na costa portuguesa não havia bacalhau! Descobri nessa altura que ele vinha da Noruega, um país do norte da europa que ficava a milhares de quilómetros! Mas então o nosso “prato mais português” vinha da Noruega? Perguntava eu…

Ricardo Freitas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

As nascentes de Braga

 

As alterações climáticas que se verificam nos últimos anos provocam em grande parte do globo, preocupações quanto ao futuro da humanidade.

A água, por exemplo, cada vez mais escassa em muitas regiões do planeta, tornou-se nos últimos anos motivo de grande preocupação. Contudo, apesar de afirmarmos que os assuntos relacionados com a água são apenas da actualidade, as autoridades do distrito e do concelho de Braga já demonstraram grande preocupação pela água há 127 anos, quando porventura poucos, ou quase ninguém, imaginaria que este bem natural viesse a atingir um valor tão elevado.

Joaquim Silva Gomes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

A nova ordem mundial

 

A retirada americana da Base das Lajes representa um marco fulcral na história do imperialismo yankee.

Após várias décadas de controlo sobre o Atlântico norte, com o escopo de neutralizar o avanço soviético e de proporcionar o alargamento do raio de acção da política militarista, a América iniciou um processo de readaptação da sua estratégia internacional, a qual é explicável à luz de factores de índole interna e de cariz externo.

Do ponto de vista interno, os EUA deparam-se com a conjugação de uma crise económica sem paralelo (mormente a partir do período pós segunda guerra mundial), e a existência de uma liderança política enfraquecida, potenciada pela divisão das duas câmaras representativas.

A ausência de uma ideia clara sobre a reconfiguração de um mundo cada vez mais multipolar, proporcionou a implementação de uma política de acantonamento, precisamente numa época em que o internacionalismo idealista de Obama seria expectável.

Bruno Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

Natalidades

 

Em Portugal e na Europa, somos cada vez mais confrontados com a necessidade de fazer uma nova revolução. Agora – se calhar pela primeira vez – com um caderno de encargos que não nos contempla, mas mais as novas gerações e as gerações vindouras. Temos que fazer uma revolução para os nossos filhos e os nossos netos.

Em Portugal e na Europa vivemos uma situação sem futuro. Somos governados por um poder económico e político limitado pelo curtíssimo prazo. O único caminho que as atuais elites conseguem fazer é para trás, muito para trás. Estamos a ser empurrados para o século XIX. Os capitalistas anseiam reduzir a massa dos trabalhadores – nós todos – a um estado servil e de mera subsistência para dar livre curso a uma ganância pornográfica. Neste mundo não há lugar para os jovens.

Custódio Braga

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

Contributo para a beatificação da Sr.ª Xonet

 

A senhora Xonet está, fora de qualquer dúvida, a trilhar o caminho para a santidade! Para conseguir tal desiderato (conforme o catecismo da Igreja Católica 1812-1813) o candidato à santidade deverá estar conforme as três virtudes cardinais: fé, esperança e caridade.

O fundamento das três virtudes cardinais, fé, esperança e caridade, encontra-se no texto bíblico de 1Cor 13,13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. Outro texto bíblico, Gálatas 5,6 cita que a fé opera pela caridade (ou pelo amor).

Antonio Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário