sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Está no ar o nº 0 do Braga Semanário

Aí fica a ligação
http://bragasemanario.wix.com/bragasemanario




Em jeito de.....

Então, como é? Braga, que bem podia ter o cognome de “Capital da Imprensa Portuguesa”, nem um Semanário tem, nos tempos que correm?


Capital, sim senhor! Então não foi aqui que, em 1625, foi impresso o primeiro jornal português, com o título deRelação Universal? Também não é aqui que, há quase dois séculos, existem dois jornais diários? Primeiro, o Commércio do Minho e o Eccos do Minho. Já neste século, surgiram oDiário do Minho e o Correio do Minho.


Quanto a outras publicações, foram às dezenas, se não centenas. Basta consultar a obra: Imprensa Bracarense, de A. Lopes de Oliveira.


Sendo assim, o que terá levado a tal deserto de títulos semanais? Talvez algumas más experiências dos últimos títulos, em alguns casos talvez com perda de respeitabilidade de quem os produzia.


Numa altura dramática do país e de encruzilhada nos destinos da cidade, urge o aparecimento de um título que dê espaço a personalidades de várias tendências sociais e políticas da cidade, permitindo-lhes que apresentem os seus pontos de vista sobre os problemas que afectam o país e a região. No fundo, este espaço pretende funcionar como um Fórum.


Para mais, com as ferramentas novas que a Internet nos propiciou, não se pode esperar mais para que surja à luz do dia o tal semanário, que de ora avante se chamará BRAGA SEMANÁRIO. Para tal, foram convidados bracarenses de posições políticas diversas que aceitaram colaborar connosco.


Pela minha parte, desde já faço uma declaração de interesses: não sou um “Nobel da escrita”, mas tenho, seguramente, o reconhecimento público de independência, de cuja ausência terá levado ao desaparecimento dos anteriores títulos.


As minhas divisas são a defesa do Minho, em geral, e de Braga e suas gentes, em particular.
 
P.S.
O Braga Semanário chega á Net no mesmo dia que o News Week, esta revista histórica americana deixou de ser editada em papel. Também, curiosamente começamos a editar no dia que se soube que o DN., JN e TSF passaram para as mãos de capitais angolanos.
Evandro Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário