quinta-feira, 12 de maio de 2011

Aqui fica o Guia de Dublin , que o Karl escreveu para os leitores do nosso Blog

*Oh menina Emilia, não custava nada ter dado a informação aonde se podia encontrar o Guia do Karl

Segunda-feira, 9 de Maio de 2011


O Irlandês Karl Donnelly, o mais famoso sócio do Braga estrangeiro, em exclusivo (risos) para o Alfarrábios. Dá conta da história e lugares importantes da Irlanda/Dublin

Karl Donnelly para mim
A história da Irlanda remonta ao século IV a.C., quando tribos celtas de origem gaulesa se estabelecem na ilha e fundam uma civilização gaélica.

O cristianismo é introduzido por São Patrício (Saint Patrick - Padroeiro da Irlanda) no século V.

Devastada pelos vikings no século VIII, a Irlanda divide-se em vários principados rivais, o que facilita a ocupação anglo-normanda em 1166.

O rei Henrique VIII consolida a dominação inglesa sobre a ilha em 1542 e introduz o protestantismo. No reinado de Elizabeth I, os católicos começam a ser excluídos da vida pública.

Nos séculos XVI e XVII, os irlandeses são despojados de suas terras, que se tornam propriedade de colonos ingleses.

Ainda no século XVII, imigrantes protestantes, vindos principalmente da Escócia, colonizam grande parte do norte do país, o chamado Ulster.

Em 1801, a Irlanda é integrada ao Reino Unido. Em meados do século XIX, a nação é assolada por uma grande onda de fome, que mata mais de

1 milhão de pessoas cerca de 10% da populaçãp total do País e leva 2 milhões a imigrar, a maioria para os EUA.

Em 1905 foi fundado o Sinn Féin (Ourselves) importante movimento nacionalista que se propunha a lutar pela soberania da Irlanda de forma legal.

A organização lidera, em 1916, o Easter Rising ("Levantamento da Pascoa") proclamando a independencia da Irlanda num dos edificios emblematicos de Dublin, o posto dos correios, denominado GPO (General Post Office) levantamento que foi violentamente sufocado pelos britânicos .

Em 1918 o Sinn Féin (Ourselves) ganhou as eleições parlamentares na Irlanda e recusou tomar os seus lugares em Westminster. Fortalecido, o Sinn Féin proclamou

unilateralmente a independência da Irlanda, provocando a reação inglesa e de grupos protestantes da região do Ulster (norte).

Em 1919, após a criação de um Parlamento independente, presidido por Éamon de Valera, é fundado o Exército Republicano Irlandês (IRA), que desencadeia uma insurreição pela independência.

Depois de dois anos de conflitos, em 6 de Dezembro de 1921, foi assinado um tratado pelo qual a Irlanda (com excepção do Ulster) tornou-se um Estado independente,

porém considerado ainda como domínio da coroa inglesa, integrando a Commonwelth.

Em 1922 constitui-se o Estado Livre da Irlanda, de maioria católica, com o Tratado Anglo-Irlandes, enquanto o norte da ilha, o Ulster, maioritariamente protestante, permanece ligado ao Reino Unido.

Como consequência inicia-se uma breve Guerra Civil entre os partidários do Tratado que tinha sido negociado por Michael Collins e os republicanos

partidários da independência total imediata liderados por De Valera. Michael Collins foi assassinado e a guerra civil terminou.

A independência completa foi obtida a partir da Constituição de 1937, quando a Irlanda passou a denominar-se EIRE, desvinculando-se completamente da monarquia britânica;

porém essa situação somente foi reconhecida pela Inglaterra em 1949, que concedeu autonomia ao Ulster, que passou a denominar-se Irlanda do Norte.

Apesar da Inglaterra ter dominado a Irlanda na verdade nunca a conquistou, pois os irlandeses com o seu forte espirito e uma cultura muito vincada nunca deixaram que tal acontecesse. Nao obstante os esforcos ingleses para tentar "apagar" a parte cultural e religiosa dos Irlandeses estes nunca se deixaram dominar.

A Irlanda culturalmente oferece muito ao mundo quer no panorama musical como por exemplo Van Morrison, Enya, Sinead O'Connor, Bob Geldof, U2, e The Cranberries, quer na literatura, onde aparecem nomes sonantes como Oscar Wilde, George Bemard Shaw, James Joyce e Samuel Beckett.

Mas o que melhor define os irlandeses é a música tradicional irlandesa com instrumentos como o bodhran, violino, acordeao e flautas e outros elementos da tradição celta.

A forma de estar dos Irlandeses advem do "Craic" que se pode traduzir num estado de espirito alegre, festivo, animado, muitas vezes ajudados pela cerveja Guinness. What's the craic? uma questao que os irlandeses colocam para peguntarem "como estas?" numa linguagem mais familiar.

A cidade de Dublin está dividida em dois pelo rio Liffey. O pulmao de Dublin é o Phoenix Park, o maior parque de cidade fechado da Europa, onde se podem ver animais no seu estado ainda selvagem. No Phoenix Park esta situada a residencia oficial do Presidente da Republica e o Jardim Zoologico de Dublin, entre outros edificios.

Dublin tem tambem uma serie de pontes que ligam as margens do rio Liffey nomeadamente a O'Connell Bridge e a Half Penny Bridge que tem o nome derivado de uma taxa que ha muitos anos se tinha de pagar para a atravessar no valor de half penny (quando a Irlanda ainda tinha como moeda a Libra Irlandesa).

Definitivamente Dublin é uma cidade para passear.

Assim podem encontrar-se inumeras igrejas e catedrais como a de Saint Patrick que data do ano de 1190. Igualmente importante a Igreja de St Micham, do século XVII, porém, sua torre foi construida no século XII. O mais interessante é a sua cripta na qual, pelas condições ali existentes, os cadáveres não se descompoem.

No que respeita aos museus e galerias, o Museu Nacional de Irlanda e a Galeria Nacional, a maior galeria de arte da Irlanda, conta com obras de Rubens, Miguel Angel e Tiziano, entre outras.

Na cidade existem uma série de edifícios importantes de enorme interesse como o Castelo de Dublin, o Banco da Irlanda, o edificio da Universidade - Trinitty College e a sua Biblioteca onde esta o Book of Kells e ainda o GPO (General Post Office) onde ainda se podem observar os buracos das balas inglesas das investidas contra os irlandeses. Importante na Historia da Irlanda é ainda a prisao de Kilmainham (Kilmainham Gaol) onde alguns dos proclamadores da independencia da Irlanda em 1916 foram detidos e executados pelos ingleses.

A mexida Grafton Street com as suas lojas de griffe internacional e ao fundo o St Stephens Green sao pontos de passagem obrigatoria.

Pode-se visitar a fábrica de cerveja Guinness ou ainda a destilaria da Jameson.



Mas o que dizer de Dublin sem os seus pubs?? Toda a vida dos irlandeses centra-se num pub. Basta perguntar por informacoes a alguem que a resposta vai ser invariavelmente "fica perto de xyz pub"... A noite de Dublin é agitada. E para os turistas o ponto de encontro é Temple Bar - uma zona praticamente pedreste com pubs por todo o lado, muitos oferecendo musica tradicional ao vivo. O preco de uma pint (56 cl) de Guinness pode custar entre 5 a 6 eurosmas também é quase o triplo de um fino...

Dublin é uma cidade para ser sentida e deixar-nos envolver pelos irlandeses que sao afaveis e muito faladores. Alias somos conhecidos pelos "latinos do norte" pelo que nao sera dificil sentirem-se em casa.

Sejam bem vindos!!

Karl Donnelly

Com a preciosa ajuda da Maria Almeida para escrever o texto em portugues.

Sem comentários:

Enviar um comentário