terça-feira, 8 de março de 2011

Testamento do Libório 2011. Carnaval da Rusga de S. Vicente

Testamento do Libório 2011

João – Morreu, finou-se, está a fazer tijolo, bateu a bota, esticou o pernil e que Deus o tenha muitos anos sem nós.
Carlos – Morreu o Libório Caturra. Filho por engano da Balbina Pinga e do Zé Bêbado, marido da Ambrósia Borrachona e pai do Copo e da Malga.

João – E muitos amigos tinha o saudoso, pois eu bem ouvi os prantos da assembleia aqui presente, desde os tasqueiros com as dívidas para cobrar, até ás carpideiras que aqui vieram chorar. Comentário: Bando de oportunistas.
Carlos – Sendo natural da Rua das Palhotas deixa saudades a todos os Palhoteiros e Vicentinos. O Presidente Pires da Junta de S. Vicente declarou “ Libório tu não ires, ficas com o Pires”.
Está por isso mesmo em fase já de estudo o plano para colocação de uma estátua mesmo em frente ao café do Quim em homenagem póstuma ao nosso borrachãozola.
João – Outra homenagem será prestada pela C.M. Braga dando o nome do saudoso à ligação para o hospital novo, tendo em conta o custo do metro de estrada é uma grande homenagem a este homem do povo.
Carlos – Para que se saiba a morte do Libório levou a que os custos da gasolina voltassem a subir e até causou o despedimento de 5 mil trabalhadores. Levou ainda a que o governo apresentasse um novo “plano de aperta o cinto do contribuinte” Comentário: Continuem a roubar o povo, seus vigaristas.
João – Esta morte prematura causou ainda a revolta do mundo árabe. E até parece que o facto de o Libório ter morrido vai dar origem à construção do TGV e do novo aeroporto de Lisboa para que toda a gente possa visitar o túmulo do saudoso.
Carlos – Os senhores do Bloco de Esquerda já disseram que como morreu o Libório irão apresentar uma moção de censura ao governo de Sócrates.
João – Os senhores do PSD disseram que por simpatia com os socialistas num momento de tanta dor, irão abster-se de votar. Comentário: Bando de vigaristas.
Carlos – Da parte do CDS e em nome de Paulo Portas chegou uma bela coroa de flores e dois submarinos novinhos em folha.
João – Armando Vara, Manuel Godinho os senhores da REN e da REFER vieram com a face oculta, viria também o Primeiro-ministro mas tinha com o supremo tribunal de justiça que queimar uma escuta.
Carlos – Supremo tribunal de justiça que deixou os senhores do caso Casa Pia cá fora para vir ao funeral do Libório.
João – Cavaco Silva não se dignou a vir, uma vez que não foi ao funeral do Saramago porque viria ao do Libório, está em contenção de bago.
Carlos – Isabel Alçada ministra da Educação pediu mil e uma desculpa por não poder comparecer, mas enviou 5.000 professores em regime de horas extraordinárias.
João – Kadafi alega não poder comparecer visto estar no momento mais alto da sua liderança, momento esse em que o povo lhe mostra todo o seu amor e ele retribui.
Carlos – O FMI recusa comparecer e sem adorno diz que só vem a convite do governo.
João – Barack Obama diz não poder estar presente uma vez que tem que mudar a fralda a Israel que está com medo do árabe descontente.
Carlos – Berlusconi está com termo de identidade e residência e fala-se à boca pequena que Cristiano Ronaldo poderá passar pela mesma enfermidade.
João – O Ex-candidato à presidência Manuel Coelho, veio ele próprio com o seu carro de campanha para fazer o transporte do corpo.
Carlos – Já Manuel Alegre anda muito triste.
João – José Castelo Branco comparece e veio mascarado de homem.
Carlos – Quem não aparece é o presidente Mesquita Machado que diz não poder estar em todo o lado.
João – Na Rusga de S. Vicente comparece toda a gente.
Carlos – Enumerado os ilustres presentes e os ausentes passemos à leitura do testamento do finado mal morto.
João – Para todos os rusgueiros irei ofertar Braga e o país inteiro para dançar e encantar, exposições para montar e amizade para partilhar.
Carlos – Zé Pinto homem cheio de projectos, exposições e parcerias, nunca vi tanto empenho, dedicação e mestria deixo-te um litro de sangria. Gostas pouco gostas.
João – Para os nossos amigos de Montariol que tanto tem ajudado deixo o meu dinheiro poupado.
Carlos – Para os nossos governantes inúteis e inábeis a controlar os gastos estes ficarão contentes com uns belos pastos.
João – Os senhores da oposição estão à espera da oportunidade de ser ladrão, mas o meu voto não vão ter não.
Carlos – Para todos os desempregados vontade de começar algumas acções, para acabar com este país de ladrões.
João – Para os recém licenciados deixo 35.000 estágios não remunerados.
Carlos – Para os funcionários públicos vou deixar mais 500 instalações do Banco Alimentar.
João – Todas as instituições bancárias que pelos vistos uma grave crise estão atravessar, são basicamente dificuldades em contar dinheiro e em arranjar maneira de pagar menos impostos. Todos deviam fechar.
Carlos – O BPN com o Oliveira e Costa foi uma bosta.
João – O BPP deu falência por falta de eficiência, é só pessoal a arder sem tostão para comer.
Carlos – O nosso pároco Vechina é o homem que nos traz a palavra de deus vou deixar a orelha de porco para pagar.
João – Para os Bravos da Boa luz que este ano um baile vão organizar deixo as belas moças da rusga para dançar.
Carlos – Para os líderes da nação deixo côdeas de pão.
João – Para os amigos da Jovem Cooperante fica uma cara contente.
Carlos – Quase está acabado mas falta ainda os dois diários da nossa terra. A esses vou deixar o meu agradecimento por o meu testamento publicar.
João – Para a nata bracarense que é muito finesse a quem o dinheiro vai faltando só digo – É coisa que acontece.
Carlos – Para os bracarenses gente aprimorada e honesta quero oferecer esta noite de festa. Vai arder o “home” no largo da igreja de S. Vicente para a alegria de toda a gente.
Há chouriça, orelha e pinga para o povo, também há pães saloios apesar da falta de apoios.
João – Á 4 anos que arde o home e nunca ninguém passou fome. Á quem pense que é presunção e até sede de protagonismo da Rusga de S. Vicente, mas nós queimamos o home para toda a gente.
Carlos – Gostávamos que para o ano fossemos ainda mais e de preferência com mais associações e mais amigos, juntem-se a nós talvez o Home a arder e o testamento do Libório façam algo acontecer.
João – Anda-te embora mulher senão acaba a pinga e depois vamos com o ratinho a roer para casa.
Carlos – Ai Zé com o ratinho a roer já tou eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário