segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Já é uma lenda de Braga, embora ainda tenha mais dois anos para "reinar". Mesquita Machado, segundo a Wikipédia

Mesquita Machado, segundo a  Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Soares Mesquita Machado é um político português. Nascido em Pousada de Saramagos, Vila Nova de Famalicão a 18 de Abril de 1947, é pai de três filhos e já avô pela quinta vez.

Mesquita Machado, fotografado durante uma missa da Semana Santa de Braga em 2007

Licenciado em Engenharia Metalúrgica, assumiu o cargo de Secretário de Estado do Fomento Cooperativo a pedido do então Primeiro-Ministro Mário Soares, abandonando o cargo aquando a sua eleição para a Presidente da Câmara Municipal de Braga.
Aderiu ao partido em 1975 e, um ano depois, iniciou carreira política como deputado à Assembleia da República, eleição que repetiu em todos os sufrágios desde então, com excepção das legislativas de 1991 e 1995.
Tinha 29 anos quando assumiu a presidência da Câmara Municipal de Braga, após uma infância passada na Venezuela, com os pais.
Desde as eleições autárquicas portuguesas de 1976, presidente da Câmara Municipal de Braga, tendo sido sucessivamente reeleito sempre com maioria absoluta (1979, 1982, 1985, 1989, 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009) nas listas do PS.
Tem como "jóia da coroa" o novo Estádio Municipal de Braga, da autoria do arquitecto Souto Moura.
É sócio-fundador da Cooperativa "Bracara Augusta", membro da Comissão de Reserva Agrícola do Norte e já presidiu ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, entre 1999 e 2001, e à Mesa da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol. Em 1990, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante pelo então presidente da República. Também foi membro fundador do Sindicato dos Professores.
[editar] Carreira política
Eleito pela primeira vez para a presidência da Câmara Municipal de Braga em 1976 nas primeiras eleições autárquicas da democracia portuguesa, com excepção da sua primeira eleição e das eleições autárquicas de 1997 em que obteve a maioria absoluta em coligação com o Vereador do CDS-PP Miguel Brito, ganhou sempre as autárquicas de Braga com maioria absoluta.
Com as eleições autárquicas de 2009, Mesquita Machado ficou a ser visto como invencível nas eleições autárquicas, já que por lei esta foi a sua última recandidatura, sendo considerado um dos dinossauros da política por ser um dos três políticos, de todo o mundo, que está há mais tempo no poder tendo sido eleito democraticamente, sendo todos eles portugueses e eleitos desde 1976.
Nunca tira férias e sai pouco da cidade já que "não há melhor sítio para descansar do que a própria casa"[carece de fontes?], fazendo-o quase somente na qualidade de membro do Comité das Regiões da União Europeia ou como adepto do Sporting de Braga, uma das suas grandes paixões.
Segundo o seu assessor de Imprensa,"é um viciado na sueca a feijões", "gosta de dar umas braçadas na piscina", "não gosta de falar dele próprio", é "afável, frontal, determinado e não é pessoa de duas caras" e "raramente emite opiniões em pico de emoção". Também é "solidário até ao limite dos limites. O que não significa complacência com incorrecções".[carece de fontes?]
O próprio considera-se "uma pessoa agarrada", mas não "somítica", pois não gosta de desperdício.[carece de fontes?]
Afirma estar "em campanha eleitoral permanente, desde 12 Dezembro de 1976", data da sua eleição.
[editar] Referências
http://dn.sapo.pt/2005/09/17/nacional/quase_anos_vitorias.html
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Machado"
Categoria: Presidentes da Câmara Municipal de Braga
Categoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapéFerramentas pessoais
Funcionalidades novasEntrar / criar contaEspaços nominais
ArtigoDiscussãoVariantesVistas
LerEditarVer históricoAções
Busca
Navegação
Página principalConteúdo destacadoEventos atuaisEsplanadaPágina aleatóriaPortaisColaboração
Boas-vindasAjudaPágina de testesPortal comunitárioMudanças recentesEstaleiroCriar páginaPáginas novasContatoDonativosImprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão
Ferramentas
Páginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLink permanenteCitar esta páginaEsta página foi modificada pela última vez às 21h02min de 20 de julho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.

3 comentários:

  1. Só falta cantar o queremos Deus em louvor do Mesquita.Haja decência

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo que antecede;
    Deves ser um Asno

    ResponderEliminar
  3. Ao anónimo que antecede.Não seja onagro,não insulte ninguém.Não há machado que corte a raíz ao pensamento.Tenha isso sempre em mente.

    ResponderEliminar