segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bula Manifestis Probatum - Reconhecimento do Reino de Portugal

NEGOCIADA EM ROMA PELO ARC. DE BRAGA JOAO PECULIAR, então Chanceler de Afonso Henriques.
Manifestis probatum

Manifestis probatum foi a bula emitida pelo Papa Alexandre III, datada de 1179, que declarava o Condado Portucalense independente do reino de Leão; e Afonso Henriques, seu rei.
A Bula rezava assim (em português actual):
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum. Está claramente demonstrado que, como bom filho e príncipe católico, prestaste inumeráveis serviços a tua mãe, a Santa Igreja, exterminando intrepidamente em porfiados trabalhos e proezas militares os inimigos do nome cristão e propagando diligentemente a fé cristã, assim deixaste aos vindouros nome digno de memória e exemplo merecedor de imitação. Deve a Sé Apostólica amar com sincero afecto e procurar atender eficazmente, em suas justas súplicas, os que a Providência divina escolheu para governo e salvação do povo. Por isso, Nós, atendemos às qualidades de prudência, justiça e idoneidade de governo que ilustram a tua pessoa, tomamo-la sob a proteção de São Pedro e nossa, e concedemos e confirmamos por autoridade apostólica ao teu excelso domínio o reino de Portugal com inteiras honras de reino e a dignidade que aos reis pertence, bem como todos os lugares que com o auxílio da graça celeste conquistaste das mãos dos Sarracenos e nos quais não podem reivindicar direitos os vizinhos príncipes cristãos. E para que mais te fervores em devoção e serviço ao príncipe dos apóstolos S. Pedro e à Santa Igreja de Roma, decidimos fazer a mesma concessão a teus herdeiros e, com a ajuda de Deus, prometemos defender-lha, quanto caiba em nosso apóstolico magistério.
Alexandre III, de seu nome Orlando Bandinelli foi Papa de 1159 até 3 de Agosto de 1181.
Papa Alexandre III
Nasceu em Siena, ensinou direito canónico na universidade de Bolonha, onde escreveu Summa Magistri Rolandi, comentários sobre Decretum Gratiani.
Em Outubro de 1150 foi ordenado deão de S. Cosme e Damião; depois cardeal em S. Marcos. Por esta altura escreveu as suas Sentenças com base na Introductio ad theologiam de Pedro Abelardo.
Em 7 de Setembro de 1159 foi eleito para suceder a Adriano IV. Todavia, uma minoria dos cardeais escolheu em sua vez Octaviano, que foi o Antipapa Vítor IV. Este último, bem como os seus sucessores Pascoal III (1164-1168) e Calisto III (1168-1178) tinham o apoio imperial de Barbarossa, mas após a batalha de Legnano o reconhecimento chegou para o Papa Alexandre. Em 12 de Março de 1178 regressou a Roma, da qual fora forçado a partir por duas vezes.
Excomulgou os albigenses e alterou a forma de eleição pontifícia. Em Março de 1179 convocou o Terceiro Concílio de Latrão. Foi também nesse ano que o Papa que confirmou e reconheceu a independência de Portugal e Afonso Henriques como Rei de Portugal e vassalo da Igreja, através da bula Manifestis Probatum.
Morreu em Civita Castellana no dia 3 de Agosto de 1181.

Este documento está depositado na Torre do Tombo

Sem comentários:

Enviar um comentário